Mas antes disso, precisamos te perguntar: você sabe o que é um consulado e por que é necessário consultá-lo antes e durante uma viagem internacional? Um consulado tem como principal função auxiliar os cidadãos quando estes estão em viagem ou morando em outros países.

De forma resumida, o consulado realiza serviços para que o turista e/ou residente mantenha sua situação regularizada enquanto estiver em solo estrangeiro, tais como a emissão e autenticação de documentos de viagem (vistos e passaportes, por exemplo) e despacho de certificados e atestados, apenas para citar alguns.

Além disso, o consulado pode auxiliar caso o turista tenha algum tipo de problema judicial, porém não é do encargo do consulado o pagamento das despesas referentes aos processos. Outra questão é que se um indivíduo vier a óbito em terras estrangeiras o consulado também deve ser avisado para auxiliar em todas as questões burocráticas.

Consulado italiano no Brasil: qual o mais próximo da sua região?

O Brasil conta atualmente com uma Embaixada Italiana localizada no Distrito Federal e mais seis consulados espalhados pelas seguintes cidades: São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Belo Horizonte, Porto Alegre e Recife. Pessoas que desejam viajar para a Itália, para trabalhar ou estudar, devem procurar o consulado para consultar informações sobre os procedimentos de retirada do visto italiano.

Para quem for viajar a passeio, não é preciso visto permanente, apenas o de turismo. Já quem for descendente de italiano e queira dar início ao processo de reconhecimento da cidadania italiana, deve procurar um consulado italiano.

O mesmo deve ser feito por uma pessoa italiana que queira tirar ou renovar o passaporte. O consulado italiano no Brasil, portanto, está presente em diferentes regiões do país para atender ao maior número de cidades, sendo que cada um é responsável por uma determinada área, o qual pode incluir outros estados.

Confira agora as principais informações sobre os seis consulados disponíveis e também sobre a Embaixada Italiana no Brasil!

Embaixada Italiana em Brasília (Distrito Federal)

A Embaixada Italiana no Brasil está localizada na cidade de Brasília – DF, no endereço Setor de Embaixadas Sul – SES, Quadra 807, CEP 70420-900.

Os dias de funcionamento são segunda, quarta e sexta, das 09h00 às 12h00. A Embaixada Italiana é responsável por dar suporte ao Distrito Federal e também aos estados do Amapá, Amazonas, Goiás, Pará, Roraima e Tocantins. Contatos da Embaixada Italiana em Brasília: Telefone: 55 (61) 3442-9900 E-mail: [email protected] Site: www.ambbrasilia.esteri.it

Localização da Embaixada Italiana em Brasil, DF.

Consulado Italiano em São Paulo (SP)

O consultado italiano em São Paulo está localizado na Avenida Paulista, n° 1963, CEP 01311-300, região central da cidade. Os dias de funcionamento são segunda, quarta, quinta e sexta, das 08h30 às 12h30, e às terças das 12h30 às 16h30.

É importante destacar que alguns setores desse consulado italiano no Brasil só atendem mediante agendamento, portanto é necessário acessar o site www.conssanpaolo.esteri.it para realizar o procedimento.

A unidade de São Paulo também presta suporte aos estados do Acre, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia. Contatos do Consulado Italiano em São Paulo: Telefone: 55 (11) 3459-5699 E-mail: [email protected] Site: www.conssanpaolo.esteri.it Localização do Consulado Italiano na cidade de São Paulo.

Consulado Italiano no Rio de Janeiro (RJ)

O consulado italiano na cidade do Rio de Janeiro está localizado na Avenida Presidente Antônio Carlos, n° 40, Bairro Castelo, CEP 20020-010. Os atendimentos ao público são realizados às terças e quintas, das 08h30 às 12h30, e às quartas e sextas, das 08h30 às 11h30.

O consultado italiano no Rio de Janeiro é responsável por dar cobertura aos procedimentos oriundos do estado do Rio de Janeiro e Espírito Santo. Contatos do Consulado Italiano no Rio de Janeiro: Telefone: 55 (21) 3534-1315 E-mail: [email protected] Site: www.consriodejaneiro.esteri.it Localização do Consulado Italiano na cidade do Rio de Janeiro.

Consulado Italiano em Belo Horizonte (MG)

O consulado italiano na cidade de Belo Horizonte está localizado na Rua Alagoas, n° 721, Bairro Savassi, CEP 30140-120. O consulado funciona às segundas, quartas e sextas, das 09h00 às 13h00. Contatos do Consulado Italiano em Belo Horizonte: Telefone: 55 (31) 3524-1000 E-mail: [email protected] Site: www.consbelohorizonte.esteri.it Localização do Consulado Italiano na cidade de Belo Horizonte.

Consulado Italiano em Curitiba (PR)

O consulado italiano na cidade de Curitiba fica na Rua Marechal Deodoro, n° 630, no Shopping Itália, CEP 80010-912. O atendimento ao público é realizado às segundas, terças e quintas, das 08h30 às 12h30.

O consulado italiano no Brasil localizado na cidade de Curitiba é o responsável pelos processos que são feitos pelos estados do Paraná e de Santa Catarina. Contatos do Consulado Italiano em Curitiba: Telefone: 55 (41) 3883-1750 E-mail: [email protected] Site: www.conscuritiba.esteri.it Localização do Consulado Italiano na cidade de Curitiba.

Consulado Italiano em Porto Alegre

O consulado italiano na cidade de Porto Alegre está localizado na Rua José de Alencar, n° 313, CEP 90880-481. O funcionamento é de segunda a sexta, das 09h00 às 12h00.

O consulado italiano localizado na cidade de Porto Alegre é o responsável pelos procedimentos requeridos por todo o Estado do Rio Grande do Sul. Contatos do Consulado Italiano em Porto Alegre: Telefone: 55 (51) 3230-8200 E-mail: [email protected] Site: www.consportoalegre.esteri.it Localização do Consulado Italiano na cidade de Porto Alegre.

Consulado Italiano em Recife

O consulado italiano na cidade de Recife está localizado no endereço Avenida Engenheiro Domingos Ferreira, n° 2222, CEP 51020-030. O atendimento ocorre às segundas, quartas e sextas, das 09h30 às 12h00. Este consulado italiano no Brasil é o responsável pelos processos oriundos de Alagoas, Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Sergipe, ou seja, por toda região nordeste.

Contatos do Consulado Italiano em Recife: Telefone: 55 (81) 3466-4200 E-mail: [email protected] Site: www.consrecife.esteri.it Localização do Consulado Italiano em Recife, PE.

É possível apostilar os documentos em um consulado fora da região?

Atualmente, não existe mais apostilamento em consulados. Antigamente, havia um processo para “autenticar” os documentos no consulado, porém após a Convenção de Haia, isso deixou de existir. Agora é possível fazer o apostilamento em praticamente qualquer cartório, independentemente se ele for próximo ou não ao consulado.

Quer saber mais detalhes sobre como tirar a cidadania italiana? Então não perca tempo: entre em contato com a nossa equipe através do e-mail [email protected] ou se preferir, envie suas dúvidas no campo de comentários logo abaixo!