Quer seja para viagens à turismo ou quando estamos nos mudando para outro país, é sempre importante sabermos quais são as forças públicas locais. Quando o assunto é a Itália, esse tópico fica super complicado. Como eles possuem uma vasta gama de personagens da força pública, resolvemos fazer esse post para te ajudar na hora de distingui-los! Vigile urbano? Questura? O que são esses termos? Bem, todos eles se relacionando com as forças públicas italianas, são extremamente necessários na hora de uma emergência. Afinal, se você sofrer um acidente, quem deve chamar? E se perder os documentos, onde fazer o boletim de ocorrência? Essas e outras dúvidas, sanaremos nesse texto aqui! Leia-o e descubra tudo sobre a temática em detalhes.

FORZE PUBBLICHE D'ITALIA

Confira abaixo uma lista com os principais personagens da força pública italiana e como eles podem te ajudar em momentos de necessidade:

POLIZIA DI STATO

POLIZIA DI STATO: forças públicas italianas São como a nossa Polícia Civil e são diretamente ligados ao Departamento de Segurança Pública, de uma forma bem parecida com a nossa Polícia. O objetivo principal é atuar preventivamente contra o crime, mantendo a ordem pública e fazendo cumprir o respeito às leis italianas. Você pode encontrar os representantes da Polizia na Questura, que é a sede da força. Existem várias divisões para essa força:
  1. POLIZIA FERROVIÁRIA: Se situando na rede de trens, essa polícia faz patrulhas e ronda as estações, solicitando informações e documentos dos transeuntes;
  2. POLIZIA STRADALE: Cuidando da prevenção de acidentes e promovendo uma espécie de blitz aleatoriamente, são responsáveis pela prevenção ao crime;
  3. POLIZIA DEL MARE: Responsáveis pelas ações nos mares, assim como no controle da costa, rios e lagos, são responsáveis por resgatar pessoas e embarcações em dificuldade;
  4. POLIZIA SCIENTIFICA: Responsáveis pela coleta de informações nas cenas de crimes através de técnicas avançadas e estudos em laboratórios especializados;
  5. POLICIA DI PREVENZIONE: Respondendo pela sigla DIGOS, são os responsáveis por investigar crimes complexos como sequestros, máfia, terrorismo, guerrilha e afins;
  6. POLIZIA DELL’IMMIGRAZIONE E DELLE FRONTIERE: A divisão que você mais facilmente ouvirá falar, é a responsável por acompanhar aqueles que fazem o processo de cidadania, e é com eles que você solicita seu permesso di soggiorno.

L’ARMA DEI CARABINEIRI

L'ARMA DEI CARABINIERI: forças públicas italianas Equivalente à Polícia Militar, são chamados geralmente apenas de carabinieri. A função deles circula entre a militar e a policial. Cuidam da defesa da pátria, garantindo a proteção da coletividade nacional, assim como exerce função de polícia judiciária, prestando socorro à população em casos de calamidade pública e outros eventos. Você pode encontrá-los na Caserma, sede dos Carabineri. Esses profissionais se segmentam em:
  1. SERVIZIO AEREO: Oferecendo suporte às unidades em terra no cumprimento de suas atividades;
  2. REGGIMENTO CORAZZIERI: Regimento especializado na guarda do Presidente da República Italiana;
  3. ROS: São os Raggrupamento Operativo Especiale, que combatem a criminalidade organizada;
  4. REGGIMENTO A CAVALLO: Responsável pela tutela da ordem pública, controle do território italiano, assim como apresentação em atividades de honra institucional.
  • POLIZIA MUNICIPALE: São as polícias locais e que são diretamente ligadas aos comunes, onde a finalidade principal é vigiar tudo aquilo que permeia a convivência da comunidade local. O personagem principal é o Vigile Urbano, que é o policial local que vigia a comunidade. A sede da força é o Comando Dei Vigili Urbano! Geralmente é a esse local que você deve recorrer em casos de acidentes na estrada ou outras questões locais como assaltos e furtos!

COMO POSSO ENTRAR EM CONTATO COM ESSAS FORÇAS?

Caso não possa se dirigir até a sede da força em questão, você pode facilmente entrar em contato com eles fazendo uma ligação para os números abaixo dispostos. Lembrando que você precisa ter um número italiano ou de cobertura internacional para realizar a ligação, ok?
NÚMEROS ÚTEIS
NÚMERO ÚNICO PARA EMERGÊNCIAS 112
POLIZIA DI STATO 113
VIGILI DEL FUOCO 115
GUARDIA DI FINANZA 117
EMERGENZA SANITARIA 118
CORPO FORESTALE 1515
O Vigile del Fuoco é o corpo de Bombeiros, ok? É ao 115 que você deve ligar para casos de incêndios ou princípio dos mesmos!

SEGURANÇA EM PRIMEIRO LUGAR

Tenha consigo esses números e ligue caso se depare com alguma situação de necessidade. Agora que você já entendeu como funcionam as forças nacionais da Itália, pode viajar sem medo! As forças públicas te atenderão, qualquer que seja a sua requisição! Em precisando renovar seu passaporte ou mesmo emitir o primeiro, fale conosco no [email protected] que nossos atendentes estão te esperando! Nos vemos aqui no blog logo logo para um próximo post explicativo! Abraços e até a próxima (: