Também chamada de Leucolea, ela é a azeitona branca, uma variedade que chama atenção de diversos pesquisadores. Os pequenos frutos que assumem uma cor branco marfim e é mais comum nas regiões sul da Itália, principalmente na Calábria, estão voltando a ser consumidos localmente e internacionalmente.

Tendo sido introduzida durante a colonização da Magna Graecia, as azeitonas brancas são culturalmente vistas como puras, por conta de sua cor, e são utilizadas em alguns rituais religiosos até os dias de hoje. O óleo obtido a partir dessa variedade de azeitonas tem as mesmas características que as outras, mas com um sabor mais leve e frutado.

Por ser vista como uma variedade abençoada por uma entidade divina, a Leucocarpa é frequentemente cultivada em conventos, onde o azeite, depois de ser abençoado, é usado em ritos católicos. No passado, o azeite era até mesmo usado para ungir o imperador durante a cerimônia de coroação.

A OLIVEIRA ENQUANTO SÍMBOLO DA PAZ

Pesquisadores descobriram que a mutação nessa espécie de árvores aconteceu diretamente na síntese de algumas enzimas. Essas que eram responsáveis pela ativação de flavonoides e antocianina, que tornavam os frutos verdes. Por isso, mesmo que os frutos sejam deixados nas árvores até o fim do inverno, eles continuarão brancos.

Alguns, podem até amarelar, mas isso acontece devido à oxidação dos lipídios do azeite.

Hoje, está nascendo um grande comércio em torno desse azeite especial, que por ter um sabor diferenciado e um pouco mais frutoso, tem criado mais possibilidades na gastronomia italiana.

EM BREVE TEREMOS ESSE ESPECIAL AZEITE EM SUPERMERCADOS

A Itália é um solo bem fértil para novidades da gastronomia, e quer estejamos morando no Brasil ou na Europa, podemos ter contato com as inovações que o país trás para o mundo. Um exemplo disso é o Aceto Balsâmico, que falamos aqui no blog previamente, por exemplo. Ou mesmo o Presunto de Parma.

Ficar de olho no que está acontecendo na Itália é sempre um prazer, principalmente porque é assim que podemos ter ainda mais contato com as nossas raízes. Caso tenha ficado curioso para provar o Azeite de Leucolea, não deixe de procurar um frasco dessa delícia nas cidades italianas.

Pelo que tivemos contato aqui em nossas leituras, é mais fácil encontrar esse azeite em fazendas que antes pertenciam a mosteiros! Mas, antes de ir organizando sua viagem e planejando os pontos de destino – não esqueça de regularizar sua situação cadastral diante do consulado.

Com isso estamos falando tanto da validade de seu passaporte, quanto da atualização de seus dados de AIRE e Registro Civil.  Sem isso resolvido, você pode ter problemas em sua viagem! Mas não se preocupe: é para isso que a Prenota4u está aqui!

Fale conosco no [email protected] e entenda melhor como a nossa equipe de especialistas pode te ajudar! :D

Estamos esperando seu e-mail desde já, ok? Um grande abraço e até mais!