Em uma única palavra poderíamos citar a genealogia. Esse é o campo do estudo que cria as árvores genealógicas, a partir das ligações de pais e filhos que se criam no decorrer do tempo, ou seja, a descendência pelo sobrenome. Hoje em dia é uma atividade muito mais comum, mas no passado era utilizado para determinar a linha de sucessão de reis e rainhas, por exemplo, sendo um serviço restrito aos mais abastados.

Reconstituída através de documentos escritos, quer sejam atos legais, certidões, contratos, bibliografias, arquivos cívicos, religiosos e até correspondências, a genealogia procura criar uma linha do tempo clara, onde os marcos são os nascimentos, óbitos e casamentos entre as pessoas de sua família.

É exatamente nesse ponto que o estudo encontra algumas dificuldades, já que grande parte dos documentos relacionados às gerações passadas eram físicos e, tanto podem ter sido perdidos com o tempo, quanto podem não ser encontrados com facilidade.

Seria então essa a única forma de saber sua descendência pelo sobrenome?

DESCENDÊNCIA PELO SOBRENOME: A BUSCA PELAS ORIGENS

Motivada por vários pontos, a busca pelas nossas origens podem nascer da vontade de honrar nosso passado, de conseguir novas oportunidades de vida, ou mesmo por mera curiosidade. Se você está iniciando sua busca agora, recomendamos que busque até o seu parente em linha reta (ou seja, que esteja em linha de ascendência – pai, mãe; avô, avó; bisavô, bisavó; etc).

Aglutine todos os sobrenomes encontrados e faça uma pesquisa rápida em sites como o Forebears. Nele, você pode pesquisar de onde seu sobrenome vem, onde ele possui maior densidade, e em alguns dos sobrenomes, até a história do mesmo.

Esse é só uma das primeiras etapas de sua pesquisa. Em tendo indícios de que você possui ascendência advinda de italianos, você também precisará entrar em contato com uma empresa que preste serviços de genealogia, como é o caso da Cidadania4u. Ao falar com os responsáveis, você terá acesso a direcionamentos específicos acerca de como reconhecer sua cidadania.

Alguns documentos em específico serão procurados, por exemplo, a certificação de que seu ancestral italiano, ao chegar no Brasil, não se naturalizou como nativo brasileiro. Caso o mesmo tenha feito isso, talvez não seja possível alcançar a dupla cidadania.

CONTE COM PROFISSIONAIS PARA LIDAR COM SEU PROCESSO!

Por ser um processo delicado, é necessário que os profissionais envolvidos sejam capacitados e especializados na área de pesquisa genealógica. Lembre-se: é aqui que os elos que comprovam sua ascendência serão encontrados. Caso exista algum erro, isso pode por em risco todo o seu processo.

Tenha certeza de que está em contato com uma empresa dotada de reconhecimento no mercado e qualidade no serviço prestado! Fale agora mesmo conosco no [email protected] e receba direcionamentos acerca de sua demanda, ou mesmo, fale diretamente com a Cidadania4u no [email protected] :D

Estamos esperando seu e-mail desde já, ok? (:

Até breve!