A cidade de Veneza atrai pessoas de todos os lugares do mundo. O motivo é bem claro: é uma cidade construída sobre o mar! Ao contrário da mítica Atlantis que teria sido construída no fundo do leito do oceano, os venezianos foram ainda mais longe, propondo uma inteira cidade flutuante! Tem curiosidade de saber como se deu a construção de Veneza? Leia e saiba mais! Se perguntar como Veneza foi construída é completamente normal, já que ao se deparar com a profundidade das águas locais e os robustos e magníficos palácios históricos, algo não fecha na conta: seria tudo aquilo feito de isopor? Como Veneza segue flutuando? Bem. A primeira resposta a se dar é que: Veneza não fica sobre o mar, mas sim sobre uma lagoa que se separa do mar por algumas pequenas porções de terra. Desde o século VII, cada pedacinho da cidade foi sendo construído, tendo hoje um conjunto de 124 ilhotas, interligadas por pequenas pontes ou canais. O Grande Canal, como é conhecido, possui aproximadamente 4,2 quilômetros e cerca de 5 metros de profundidade. E é aqui que a história se torna confusa: com uma profundidade de 5 metros, como Veneza consegue ficar acima do nível da água?

A CONSTRUÇÃO DE VENEZA

A construção de Veneza, nossa linda “Atlantis Invertida”, quer sejam suas casas, palácios, igrejas ou mesmo campinhos, os venezianos fincavam troncos de madeira em pequenos pedaços de terra que apareciam no lago, a fim de que eles ficassem sólidos e resistentes o suficiente para servirem de alicerces. O contato com a água salina do lago, assim como o Caranto, que é uma mistura de argila e areia do próprio lago, tornavam os troncos duros como concreto.Sobre esse alicerce rudimentar, os construtores colocavam duas camadas de placas de madeira, nivelando a estrutura e, acima dela, pondo uma camada de blocos de pedras, assim como tijolos sigilados (estes últimos em grande quantidade). Acha que é o suficiente? Não mesmo! Acima disso, grandes blocos de pedra Istria (que é um tipo de mármore super resistente) eram colocados cobrindo tudo.

E PORQUE TOMAR ESSE DESAFIO?

A História de Veneza é algo bem incrível. Com seu início lá nos séculos 3 ou 4, a cidade começou sua formação com a ocupação de ilhotas no nordeste italiano, onde se assentavam os habitantes da região de Vêneto, os quais temiam as hordas de bárbaros que assombravam a Europa à época. Eram 65 pequenas ilhas, e os habitantes viviam basicamente de pesca e extração de sal. Nessas ilhas, os italianos foram construindo suas casas de pequeno porte e de uma forma rudimentar, até que todas as ilhas de terra firme foram completamente ocupadas e ainda assim, muitas pessoas almejavam se mudar à região rodeada por águas, que garantia uma maior segurança. Graças à localização privilegiada de Veneza, ficando bem no meio da rota entre o Oriente e o Ocidente, vários navegadores e barcos do poderio militar passaram por ali, tornando a cidade um próspero centro mercantil do século 11, que só fomentou seu crescimento e manutenção.

ESSA CONSTRUÇÃO TEVE ALGUM IMPACTO LOCAL?

Como geralmente é de se esperar quando os humanos fazem algum tipo de construção e invade a natureza, alguns reflexos naturais são sentidos localmente e pelos habitantes da cidade. Desde a construção de Veneza, essa cidade passa por problemas que nenhuma outra passa. Pela maré alta, a vida no inverno é completamente diferente, e por estar posicionada em um ambiente insólito, o custo de vida lá é bem mais alto que de outras cidades de mesmo porte. Falamos um pouco mais sobre esse ensejo em nosso texto sobre a Veneza de hoje, dá uma conferida clicando aqui!

QUE TAL CURTIR VENEZA DE PERTO?

[caption id="" align="alignnone" width="600"] construção de veneza[/caption] Se ler a respeito de como tudo isso foi feito já é super interessante, imagina caminhar pelas ruelas do local, provar da culinária e conversar com o povo veneziano? É outra experiência completamente diferente, certo? Com seu passaporte italiano em mãos, você pode visitar Veneza quando bem entender, e por quanto tempo julgar necessário! (: Ainda não tirou seu passaporte italiano? Está com o seu expirado? Ue, fale conosco e marcamos um horário pra você ir ao consulado, renovar ou emitir o seu primeiro documento! É rápido, fácil e super acessível. Nossa equipe está esperando seu e-mail lá em nosso portal: [email protected] Nos falamos em breve (: