A imigração italiana ao Brasil teve seu ápice entre os anos de 1880 e 1930, fazendo com que cidadãos vindos do país da bota se espalhassem por todo nosso território nacional, principalmente nos estados do Sul e Sudeste. Como à época nem tudo era bem documentado, muito do histórico se perdeu. Nesses casos, como encontrar dados e informações sobre antepassados?

Contar com o encontrar de documentos, que muitas vezes já perderam parte de sua tinta, rasgaram-se ou nem sequer existem mais é a realidade muitos descendentes de italianos. A angústia e a procura incansável por tais documentos se deve ao fato de que estes, são indispensáveis para o processo de reconhecimento da cidadania.

Hoje, graças ao advento da internet e as novas tecnologias, podemos realizar as pesquisas genealógicas sem tanto estresse e desespero. A história de nossas famílias já pode ter sido digitalizada e estar agora acessível a todos nós na palma de nossas mãos. Veja mais sobre como traçar a genealogia de sua família de uma forma mais fácil.

A GENEALOGIA NO SÉCULO 21: ENCONTRANDO INFORMAÇÕES SOBRE SEUS ANCESTRAIS

Conseguir a genealogia aprofundada de nossas famílias é uma tarefa, de fato, complicada. Muitos fatos podem ter acontecido no passado, como nomes que foram alterados, fugas de países ou vilarejos sem informação ao estado, ou mesmo outras questões que inviabilizam o acesso aos documentos que comprovam o herdar da cidadania.

Entretanto, existem alguns sites online que possibilitam uma pesquisa genealógica, ainda que superficial, e já dão uma certa ideia de onde sua família pode ter vindo, ou mesmo até mais detalhes:

  1. ARQUIVO NACIONAL: Se localizando no Rio de Janeiro, no portal do Arquivo Nacional, você pode encontrar dados sobre todos os imigrantes que chegaram ao Brasil entre 1875 e 1910, mais ou menos na mesma época que a maior parte dos italianos chegaram às nossas terras. O fornecimento dos dados é completamente gratuito e só é necessário pagar se encontrar algum documento desejado e quiser uma cópia autenticada;
  2. MUSEU DA IMIGRAÇÃO: Este, ficando em São Paulo, guarda documentos de vários imigrantes que chegaram em nosso país entre o século 19 e o século 20, sendo útil na investigação de diversos casos de cidadania italiana;
  3. FAMILY SEARCH: Sendo uma organização operada pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos últimos dias (mórmons), o site permite que encontrem-se documentos de imigrantes dos anos 1902 até 1980;
  4. GENEANET: Um site que pode te ajudar também é o Geneanet, que é uma comunidade com mais de 3 milhões de membros, e mais de 6 bilhões de pessoas em árvores genealógicas cadastradas. Hoje no mundo existem 7 bilhões de pessoas, é quase como ter informações sobre mais de 85% da população em um site ao alcance de suas mãos!

Ainda que os sites acima listados possam ajudar um pouco no processo, a genealogia vai muito além dos nomes que colocamos em nossa árvore. Procure estudar os acontecimentos da história que ajudaram a moldar a vida dos mesmos, averiguar onde viveram, e aproveitar tudo isso para viajar em sua pesquisa.

Uma forma interessante de começar isso é conversando com seus ancestrais mais velhos que ainda estejam vivos, como seus avós e possivelmente bisavós. Esses podem ser os portais de conhecimento mais confiáveis de todos, e podem realmente te dar direcionamentos mais claros de como fazer a pesquisa das raízes de sua família!

Outra dica bem importante é: não tente pular direto à parte da pesquisa na Itália! É geralmente impossível fazer a pesquisa na Itália sem ter uma forte base dos descendentes aqui no Brasil. Se fizer isso, dificilmente saberá qual vila ou região do velho continente seu antepassado veio, pondo em cheque toda sua pesquisa, investimento e esforço.

CONFIE SEU PROCESSO AOS PROFISSIONAIS!

Como deu para notar, nem todo meio de pesquisa promete 100% de efetividade para encontrar informações sobre antepassados, e isso pode levar a uma série de frustrações ou mesmo becos sem saída na sua pesquisa genealógica.

Se você deseja fazer a pesquisa genealógica de sua família, quer seja para descobrir suas raízes, ou mesmo, possivelmente, iniciar um processo de reconhecimento de cidadania italiana, confie seu pedido a profissionais e aproveite tão somente o resultado da pesquisa!

Fale conosco da Genealogia4u e conquiste sua tão sonhada cidadania lado a lado com profissionais que conhecem dos pormenores da pesquisa genealógica, e que podem te ajudar com transparência e eficiência nessa jornada de autodescoberta!

Nossos especialistas estão esperando seu e-mail no [email protected] :D

Nos falamos em breve! (: