Nanni Moretti é o autor de um documentário que recuperou a história de asilados chilenos da ditadura Pinochet que conseguiram escapar da morte iminente, em 1973. Como? Buscando proteção na embaixada italiana em Santiago, que os recebeu de braços abertos. Conheça mais dessa história no texto abaixo.

O padrão de governos ditatoriais é algo que se repete por toda a América Latina, e fruto deles, muitas histórias tristes marcam a nossa trajetória, mas também muitas histórias de superação. O documentário de Nanni Moretti, intitulado de “Santiago, Itália” estreou recentemente em 6 cidades aqui no Brasil – São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Recife e Porto Alegre.

O documentário conta a história dos 750 perseguidos políticos chilenos que foram salvos por diplomatas da Embaixada da Itália após o golpe de Estado que em 11 de Setembro, derrubou o presidente socialista Salvador Allende e iniciou a ditadura do general Augusto Pinochet, que durou surpreendentes 17 anos.

A ITÁLIA VERSUS PINOCHET

Com 80 minutos de duração, “Santiago, Itália” foi gravado em setembro de 2017, estreou em dezembro de 2018, mas só chegou no Brasil em Junho do corrente ano. Moretti venceu o Prêmio Davi de Donatello na categoria Melhor Documentário, e o prêmio Nastro d’Argento, concedido pelo Sindicato Nacional dos Jornalistas de Cinema Italianos.

Dotado de linguagem simples, seguindo ordem cronológica e explicando os fatos políticos que dão moldura para os testemunhos dos militares e dissidentes políticos, o documentário é mais que recomendado por todos nós aqui da redação Prenota4u.

Os primeiros dois terços da obra são destinados para uma ambientação histórica, assim como uma explicação de como aconteceu o Golpe de Pinochet. Por fim, vemos a explicação do papel da Embaixada da Itália.

Logo após o golpe, dissidentes chilenos passaram a pular os muros da embaixada, para ter acesso à proteção que o território internacional fornecia. Mais de 250 pessoas viveram amontoadas no local ao mesmo tempo, incluindo famílias inteiras.

Foi diante desse sofrimento que os diplomatas italianos resolveram conceder asilo político, e negociaram um salvo-conduto para levar todos esses indivíduos para o aeroporto de Santiago, de onde os dissidentes saíram com destino a Milão e Roma.

DEPOIMENTOS EMOCIONANTES E COMOVENTES

A produção cinematográfica e documentária traz consigo testemunhos dos próprios protagonistas dessa história, contando como foi a vida dentro da embaixada, como foi a chegada na Itália, a vida no país, assim como outros pormenores. Muitos dos chilenos resgatados ainda vivem em território italiano até hoje!

O documentário de Moretti vem para trazer tanto uma lembrança desse fato, quando para trazer uma conexão preocupante com os fatos da política contemporânea. Se os imigrantes chilenos encontraram uma Itália acolhedora em 1970, o mesmo não ocorre hoje com os cidadãos que cruzam o Mar Mediterrâneo, fugindo da guerra na Síria.

O que teria mudado na democracia-cristã, moderada e centrista que governava a Itália nos anos 70, para a liderança de coalisão populista e direitista dos dias de hoje?

Cabe a reflexão quando se encerra o documentário, assim como, a comemoração e a esperança por dias melhores, sabendo que já vivemos num mundo onde a força de vontade de embaixadores num país, conseguiu salvar centenas de pessoas de uma ditadura ofensiva.

A ITÁLIA E SUA HISTÓRIA INCRÍVEL

Ainda que não seja necessariamente grande, a Itália teve um papel relevante tanto na Europa, quanto na América Latina e no continente africano. Conforme vamos analisando os pontos, vemos que este país que, mesmo limitado em tamanho, consegue alastrar suas raízes para todos os cantos do globo e ajudar a vida de diversas pessoas.

Comemoremos nossa italianidade, e vivamos a nossa cidadania italiana em sua plenitude, com orgulho de quem somos e de nossos ancestrais.

Lembre-se que todo descendente italiano tem para si a responsabilidade de se manter em dia perante o consulado italiano. Com isso nos referimos tanto ao AIRE quanto ao Registro Civil e ao passaporte.

Em precisando da solicitação de qualquer um desses serviços, já sabe com quem falar! Com a Prenota4u, é claro :D

Envie em detalhes a sua situação para o nosso e-mail [email protected] e nossa equipe entrará em contato contigo, explicando os pormenores de como podemos te ajudar! :D

Nos falamos em breve! Um grande abraço e até mais (: