Continuando nossa lista de cidades incríveis da Itália, vamos fazer um breve comentário sobre Cinque Terre, ou, as Cinco Cidades. Provavelmente você já ouviu falar desse super destino turístico, mas já pensou em morar lá? Ue, porque não coloca em sua lista de destinos? Comprimindo 5 vilas, Cinque Terre é composta por Riomaggiore, Manarola, Corniglia, Vernazza e Montereosso. Ficando na região de Liguria, Cinque Terre está elencada como parte do Patrimônio da Humanidade pela Unesco! Com todas as cidades se inclinando até o nível do mar, com exceção de Corniglia, que fica no topo de um penhasco, todas as cidades possuem aquele charme próprio de vila costeira de pescadores. As construções baixas, típicas de cidades que possuíam uma grande parte da renda advinda da pesca nos anos passados, dão um charme ainda mais especial, lembrando em sua arquitetura, as cidades de Veneza ou Olinda, por exemplo (para fazer uma comparação fiel aos viajantes e aos não viajantes :P) E aí, vamos mergulhar na história dessas 5 lindas cidadeszinhas?

RIOMAGGIORE: O PEQUENO REINO

Resultado de imagem para RIOMAGGIORE Fonte: Conque Terre Ficando mais ao sul de Cinque Terre, durante o dia, você pode ouvir as torres dos sinos tocando, e à noite, as conversas dos sapos. Se você estiver numa casa que tenha vista para o mar, poderá ver os pequenos barcos à noite capturando as anchovas e usando luzes para atrair outros peixes. A cena e a sensação despertada é de se estar num filme antigo, em preto e branco. Riomaggiore, para completar a sensação de conto de fadas, possui um pequeno castelo, com paredes quadrangulares, duas torres circulares e uma cerca alta, para proteger seus cidadãos em caso de uma ataque pelo mar. Por sorte, suas paredes não foram usadas para proteger seus habitantes em vida, mas hoje serve para resguardar os corpos de seus habitantes falecidos, já que o solo foi transformado num cemitério. No mercado de Riomaggiore você poderá encontrar principalmente frutas secas, além de salumi, queijos, azeitonas e outros itens típicos da culinária italiana!

MANAROLA: A CIDADE DOS PESCADORES

Resultado de imagem para MANAROLA Fonte: That's Liguria Cidade completamente tomada pelos barquinhos, Manarola é aquela típica cidade feita para o Instagram. Todos os barcos se alinham na rua principal, e sendo a maior parte deles ainda utilizados na pesca. Por isso que na cidade você poderá encontrar todo tipo de frutos do mar extremamente frescos. Manarola também possui um pequeno cais de cimento que dão para as águas azuis do oceano, convidando para um belo mergulho. Se você curte uma aventura, porque não explorar as rochas submersas? Existem várias cavernas na região de Manarola, se te interessar, é só entrar em contato com um agente de viagens local.

CORNIGLIA: O DIAMANTE DE CINQUE TERRE

Resultado de imagem para CORNIGLIA Fonte: Cinque Terre Outdoor Ficando próxima às praias rochosas, Corniglia fica mais acima do nível do mar, e é tão pitoresca quanto as outras 4 cidades vizinhas. Ficando no topo da colina, só é alcançável através de trem, que escala 365º colina acima. Um para cada dia do ano, como dizem os locais. O prato principal de Corniglia? Hm, ele seria melhor classificado como drink, já que a cidade é conhecida pelos seus deliciosos vinhos! Passar por aqui e não pedir um é desperdício!

VERNAZZA: UMA PARENTE DISTANTE DE FLORENÇA

Resultado de imagem para VERNAZZA Corniglia é vizinha colada de Vernazza, onde as terras começam a deixar de ser tão elevadas, e se tornam algo como um bosque de oliveiras. No caminho entre as duas cidades, você encontra Prevo, que é uma pequena aldeia, considerada parte de Vernazza. Lá, você pode descer à Praia de Guvano, que é abordada pelas duas antigas torres de Vernazza. Se quiser fazer um passeio por lá, atente-se ao horário de fechamento, que acontece às 19:00, ok? A cidade de Vernazza possui ruas bem pequeninas, que dão uma sensação de labirinto. Este, muito divertido e animador de se perder em, lembra um pouco a sensação de cmainhar pelas ruas de Florença.

MONTEROSSO: A MAIS DESENVOLVIDA DAS CINCO

Resultado de imagem para MONTEROSSO Fonte: In Cinque Terre Sendo na verdade 2 cidades diferentes ligadas por um túnel rodoviário, costumavam ser Fegila e Monterosso, mas se aglutinaram em simplesmente Monterosso. Dá para perceber bem pois, a original Monterosso possui uma arquitetura bem semelhante às demais, enquanto a área que costumava ser Fegila é bem diferenciada. Isso é muito interessante para os viajantes de plantão, já que as hospedagens na Nova Monterosso são costumeiramente mais baratas que no resto de Cinque Terre! Então, já sabe onde se hospedar, certo?

MALAS PRONTAS? PASSAPORTE NA MÃO!

Essas 5 cidades, que podem ser exploradas como se uma fossem, ficam bem perto de Pisa e Genova. E    ntão, se você estiver vindo à passeio ou para morar, Cinque Terre é à um pulinho de distância. Para morar numa dessas belas cidades que citamos acima, é necessário, assim como para qualquer país da zona de Schengen, possuir cidadania europeia declarada. Como sabemos da dificuldade existente em conseguir agendamentos junto ao consulado italiano, nós da Prenota4u nos pomos como promotores de uma maior celeridade em seu processo de agendamento. Caso tenha interesse em saber mais detalhes sobre como podemos te ajudar, quer seja na sua cidadania ou na renovação e emissão de seu passaporte, fale conosco no [email protected]. Nossos atendentes estão aguardando seu contato!