Tendo recebido mais de 40 mil e-mails pedindo informações, a cidade de Sambuca di Sicilia, no sul da Itália, oferece casas a um valor simbólico de meros 1 Euro. A iniciativa tem por objetivo revitalizar o patrimônio urbano, e sobre ela, falaremos um pouco mais abaixo. Já pensou sair de casa apenas com o dinheiro do pão e voltar com uma casa comprada? Essa é a realidade na cidade de Sambuca di Sicilia. A iniciativa é voltada para a reestruturação e revitalização do patrimônio da cidade. Quase que evocando um último recurso, esse é o grito de seu governo em prol do não despovoamento. O vilarejo, como é caracterizado, ganhou o título de mais belo de toda a Itália em 2016, mas ainda assim, enfrenta um grande êxodo. A iniciativa ganhou olhares atentos de investidores depois de ser holofote de um programa da emissora CNN, e desde então, até mesmo um grupo de árabes já se disse disposto a comprar todas as casas à venda.

SAMBUCA DI SICILIA, UM VILAREJO FANTASMA

Resultado de imagem para Sambuca di Sicilia Leo Ciaccio, prefeito da citada cidade, criou uma força tarefa com os moradores locais para atender às milhares de perguntas dos investidores ansiosos em aproveitar a oportunidade aberta depois do programa “Italian town of Sambuca in Sicily sells homes for a dollar” ir ao ar. Hoje, mesmo que apenas 3 anos depois do início do programa, a cidade já tem experimentado uma espécie de renascimento em seu centro histórico, hoje vibrando com cidadãos estrangeiros. Pode-se encontrar caminhando pelas ruas desde suíços, alemães, franceses, ingleses e alguns italianos.

A PREDECESSORA SALEMI

Em 2010 essa mesma medida foi tomada pela cidade de Salemi, também na região de Sicília. Depois da adoção de tal ideia, a mesma foi sucessivamente imitada por outras em todo o sul italiano. Ainda que o valor simbólico das casas seja o que chama atenção, é exigido um depósito de 5 mil euros, e pede-se que haja a reforma e reestruturação dos imóveis, custando no mínimo mais 15 mil euros. E aí, que tal investir um pouco em solo italiano? Ainda que o valor não seja dos mais acessíveis, é realmente uma oportunidade única! Mesmo que você não tenha esse capital, a cidade ainda é uma das mais belas de todo o sul italiano, e te convida à uma visita! Que tal colocar seu passaporte italiano em atuação, te levando à Sambuca di Sicilia sem data para voltar? Lembre-se que, para gozar de tal direito, é necessário que o seu passaporte esteja devidamente atualizado e que o seu stato civile perante ao consulado esteja completamente em dia. O seu não está? Corre pra falar com a gente no [email protected] que daremos um jeitinho nisso (: