ÁGUA À VISTA: CENTRO HISTÓRICO DE VENEZA AMANHECE ALAGADO

ÁGUA À VISTA: CENTRO HISTÓRICO DE VENEZA AMANHECE ALAGADO

Já comentamos aqui no blog algumas vezes sobre como Veneza está sofrendo muito com as consequências do aquecimento global. As enchentes acontecem com cada vez maior frequência, e na manhã do domingo dia 10 de Novembro, foi registrada uma elevação da água até 109 centímetros, o que obrigou algumas pessoas a deixarem suas casas.

Cobrindo 10% do centro histórico de Veneza, a água subiu principalmente por conta da quantidade excessiva de chuvas que têm acontecido na região. Esse fenômeno costumava ser muito mais leve em anos passados, sendo conhecido meramente como “acqua alta”, e se repetia no inverno e no outono italiano.

Hoje em dia, com a subida do nível do mar, somada ao já esperado aumento dos ventos e das marés, a cidade conhecida por ser completamente cercada por água, acaba sendo coberta pelo líquido.

AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS COMPROMETEM ESSE PATRIMÔNIO DA UNESCO

Veneza é um Patrimônio Histórico da Humanidade, e pode desaparecer do mapa até o final desse século. Além desse centro, outros 48 pontos da Itália correm o risco de desaparecer por conta do aquecimento global, como por exemplo Cinque Terre, o centro histórico de Nápoles, a cidade de Val di Noto e muitos mais.

De acordo com os ambientalistas, para evitar o aquecimento global, e salvar esses centros, é necessário muito mais que economizar energia. Afinal de contas, mais de 50% dos gases que provocam o efeito estufa, vêm não da queima de combustíveis, mas da pecuária. Portanto, se você, assim como nós, pretende ajudar o meio ambiente, e deseja salvar os preciosos centros históricos italianos, algumas iniciativas são interessantes:

  • Evite comer tanta carne, a produção de carne vermelha é uma das principais responsáveis pela produção de Metano, que é mais prejudicial que o dióxido de carbono (da queima de gasolina e outros combustíveis);
  • Plante árvores (o que ajuda a retirar gases poluentes de nossa atmosfera);
  • Reduza, Recicle e Reutilize o que você compra (quer seja com a venda de roupas em brechós, para que não seja necessário produzir mais uma vez essa matéria prima, reutilizar garrafas PET como potes de planta, e assim por diante);
  • Economize água doce;
  • Reduza o consumo de laticínios e ovos (os alimentos que vêm de origem animal são tão responsáveis pelos males ao nosso planeta quanto o consumo da carne).

Essas são apenas algumas medidas que podem fazer com que você se torne uma parte atuante no árduo processo de ajudar o nosso planeta! Junte-se a nós aqui da Prenota4u nessa batalha, e juntos, salvemos a quase meia centena de centros históricos italianos que estão correndo risco de sumir!

O PODER ESTÁ EM NOSSAS MÃOS

Se você também é um grande amante da Itália, sabe como valorizar os centros históricos, cuidar das obras e da cultura local é algo que demanda muito investimento e cuidado. Seria muito triste se, por uma negligência cultural e uma insustentabilidade ecológica, víssemos esses centros sumirem.

Valorize nossa história e comece a lutar desde já em favor do futuro de nossa espécie, assim como da conservação do nosso patrimônio.

Se você está para viajar à Itália, ou se precisa de ajuda para lidar com alguma questão burocrática diante do consulado italiano, fale conosco aqui da Prenota4u. Nossa equipe pode te ajudar a renovar seu passaporte italiano, atualizar seus dados de AIRE e Registro Civil, e assim por diante.

Esperamos seu e-mail no [email protected]. Um grandíssimo abraço e até breve!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *