Brasileiros são muito artísticos, está quase que em nossas veias. E juntando isso com a capacidade de inspiração que as terras italianas possuem, só poderia resultar em uma grande explosão de arte, certo? Confira mais abaixo onde aconteceu essa invasão artística e todos os detalhes relevantes sobre.

Na pequena cidade de Trivento, foi possível ver as ruas sendo invadidas por peças de tricô, não somente criadas pelas mãos de artistas brasileiros, mas de todo o mundo. Um verdadeiro espetáculo para todos os seus 5 mil habitantes da região de Molise.

O nome desse evento? Yarn Bombing Day. Este que é o momento onde são propostas intervenções urbanas têsteis com crochê ou tricô. Essa edição foi organização da fundação local “Uno Filo Che Unisce”. E não é a primeira vez que Trivento é palco desse tipo de aparição, já que a cidade é conhecida como “Agulha de Crochê” ou “Cidade do Uncinetto”.

A OFICIAL CIDADE DO TRICÔ E DO CROCHÊ

Frequentemente são feitas intervenções como estas na cidade de Trivento, em Dezembro de 2018, por exemplo, o município veio a montar uma árvore de Natal com surpreendentes 6 metros de altura e completamente feita de crochê. Agora em 2019 existem mais de 70 artistas em Trivento apresentando suas peças e adaptando as mesmas às ruas da região.

Dentre os representantes brasileiros, temos integrantes do Coletivo Meiofio, TeceLãs, Nalã, 1000 fios a 1000, entre outros. Precisamos dar uma atenção especial ao coletivo Meiofio, que reproduziu a padronagem de calçadas de São Paulo em uma peça de tricô com 15 metros de largura por 1,2 metro de comprimento!

Essa peça que foi feita por mais de 20 pessoas leva a forma que enxergamos nossa amada São Paulo para as ruas da Itália de uma forma única e incrível.

A Lu Gastal, uma das integrantes do TeceLãs, falou:

“Logo quando recebemos o convite da organização do evento, pensamos em fazer uma obra que retratasse nosso país, porém sem utilizar estereótipos. Queríamos chamar a atenção para o que nosso país tem de mais belo, e uma das melhores maneiras era criando um painel da nossa flora. Inevitavelmente a peça acaba assumindo um valor mais forte considerando o atual momento em que vivemos”

Depois do evento, as peças são leiloadas numa exposição da cidade e a renda é revertida para um lar de crianças carentes na Itália, mostrando que o evento vai ainda mais além da arte, mergulhando na ajuda ao próximo e na manutenção do futuro de nossos jovens.

POR UM FUTURO ONDE A ARTE BRASILEIRA SE ENCONTRE COM A ITALIANA

A Itália é um dos principais berços para arte do mundo. Foi lá que o Renascimento teve seus primeiros mestres, assim como, que tantos outros movimentos artísticos conseguiram ganhar espaço. Ver a arte brasileira, assim como a de tantos outros países, encontrando como palco as ruas da Itália, mostra que esse país realmente respira inspiração.

Se você também reconhece a arte que pode ser respirada e sentida a cada passo dado na Itália, deve estar sempre com vontade de visitar o país, certo? Lembre que, para gozar de seus direitos enquanto cidadão italiano, podendo passar quanto tempo desejar no território e sem se preocupar com pormenores administrativos, algumas regras devem ser seguidas de antemão.

Primeiro, seu AIRE e Registro Civil devem estar plenamente em dia, e em segundo lugar, o seu passaporte deve estar válido. Cumprindo esses dois requisitos, pode viajar com tranquilidade! Em não desejando se preocupar com isso, fale conosco no [email protected].

Confie à Prenota4u a resolução dessas questões e tenha ainda mais tempo para organizar a sua visita ao país que respira arte! :D

Não esqueça de nos contar como foi a sua viagem, ok? (:

Nos falamos em breve. Até mais!