Você conhece o Bagna Cauda? É um tipo de molho quente que surgiu em Piemonte e é um prato típico da Itália. Feito com alho, azeite de oliva, creme de leite fresco, manteiga e anchovas, o prato é servido lado a lado com uma salada de cebola, pimentão, couve e outros.

Na tradição popular, Bagna Cauda era servida em um único prato, que era colocado no centro de uma mesa e era comida de todo o grupo. Hoje, ele foi reduzido, e se tornou algo que parece um fondue. É possível, inclusive, encontrar lugares que vendem a bagna cauda, acompanhada de Polenta, por exemplo.

A menção mais antiga desse prato é de 1700, em um livro de receitas histórico. Se você já foi na Argentina, pode ter conhecido o prato com outro nome “bañacauda”, que é uma versão bem semelhante do prato, fruto da colonização italiana no sul da América do Sul.

A ITÁLIA COMEMORA COM UM FESTIVAL DA BAGNA CAUDA

O evento que é realizado na cidade de Asti, na Itália, é dedicado ao tradicional prato da região de Piemonte. A organização prevê mais de 150 moradores no evento, e um adicional de mais 15 mil pessoas das proximidades.

O Bagna Cauda pode se tornar Patrimônio Mundial da Humanidade com esse evento, já que representantes da Unesco foram convidados para fazer a avaliação do prato. Afinal de contas, é essa delícia que representa grande parte da cultura gastronômica piemontesa.

Esse molho quente já esteve presente em diversos momentos históricos da Itália, e entre eles, um está prestes a ocorrer: no evento, uma cozinheira judia e uma muçulmana, cozinharão juntas a Bagna Cauda, mostrando que o prato, une culturas com o propósito de alimentar a todos. Esse o simbolismo que Sergio Miravalle pretende trazer.

FAÇA A BAGNA CAUDA PARA SUA FAMÍLIA!

Tem curiosidade de provar o prato? Bem, aqui ai a receita para que você possa fazer esse delicioso prato italiano em sua casa:

  • Anchovas – 200 gramas;
  • Leite – até dar o ponto de cremosidade;
  • Manteiga – 90 gramas;
  • Azeite de Oliva – 500 ml;
  • Alho – 12 dentes.

Agora, é só separar os ingredientes e servir lado a lado com uma salada bem fresquinha. Aproveite sem limites, já que esse prato é super saudável e faz parte da conhecida dieta mediterrânea.

Cultura italiana, gastronomia e todos os prazeres que a história italiana guarda – você pode ler sobre todos esses temas aqui no nosso blog da Prenota4u, já que sempre estamos postando textos novos aqui em nosso site!

Aproveite sua visita para falar com um de nossos especialistas no [email protected] se você precisar de serviços burocráticos perante o consulado italiano, quer seja a atualização dos dados de seu AIRE, Registro Civil, ou mesmo a renovação de seu passaporte italiano.

Conte com a equipe da Prenota4u para te ajudar no que precisar! :D

Aguardamos seu contato desde já! Um grande abraço e até mais!