O Rio de Janeiro e o Espírito Santo possuem uma grande concentração de imigrantes italianos. Muito disso, por conta das grandes navegações que trouxeram esses imigrantes exatamente para a região, e foi aqui que eles ficaram. O ponto é que, a presença dessa cultura, não passa despercebida, e marca os costumes locais até hoje.

Quando pensamos em música italiana, tendemos logo a esperar algo bem típico e local, certo? E se eu te falasse que as Festas Italianas do ES envolvem shows de Lucas Lucco, Sambô, Falamansa e outros grandes nomes da música brasileira? Todos eles, sendo parte das festas que circularam em Marechal Floriano, Castelo e Santa Teresa.

A festa, ou melhor, o Festival, não é só italiano, mas sim ítalo-germânico. É o XIX Festival ítalo-Germânico Italemanha de Domingos Martins. Veja abaixo tudo o que rolou nesse super evento de comemoração à imigração ao nosso país!

O ESPÍRITO SANTO E SUA POPULAÇÃO DE IMIGRANTES QUE DÃO GÁS AS FESTAS ITALIANAS

O Espírito Santo tem a maior porcentagem de descendentes de italianos de todo o Brasil, e devido ao isolamento de mais de um século, as colônias de seu interior ainda mantêm os costumes dos primeiros imigrantes que chegaram. Mas isso não significa que os descendentes não conseguem se divertir ao som de músicas tipicamente brasileiras como o de bandas como Fundo de Quintal, Sorriso Maroto e mais.

Ainda que estas bandas não participem diretamente do festival Ítalo-Germânico, tudo isso aconteceu ao mesmo tempo no Estado do Espírito Santo nesse fim de semana, e grande parte dos shows possuía entrada franca. Por que essa festividade toda? Bem, o mês de junho é marcado pelas comemorações à imigração italiana no ES, e celebração a essa cultura.

Por isso, o estado é tão cheio de shows e festas italianas nesse período do ano. Ainda tivemos, além do XIX Festival ítalo-Germânico Italemanha de Domingos Martins, a XXIX Festa Italiana de Castelo, que possuiu uma programação bem mais tradicional, com cortejo italiano, desfiles, apresentações culturais, missas e muito mais.

Tudo isso, mostrando quão viva está a população italiana no Espírito Santo. Tão viva, que brevemente terão seu próprio e merecido consulado italiano! :D

Agora a contagem é regressiva para a chegada do tão esperado entre consular, que tornará a vida do descendente italiano muito mais fácil no estado.

CONTE COM A PRENOTA4U NOS LIDARES BUROCRÁTICOS

Se você já acompanha a gente aqui da Prenota4u, sabe que estamos sempre publicando notícias de relevância para você descendente de italiano, assim como, que podemos ajudar você nos mais variados assuntos burocráticos diante do consulado italiano.

Quer você esteja precisando atualizar seus dados de AIRE ou de Registro Civil, ou mesmo desejando renovar seu passaporte: fale conosco! :D

Estamos te esperando no [email protected] :)

Nos envie um e-mail e nossa equipe de profissionais falará contigo rapidinho :P

Um grande abraço e até mais!