No Brasileirismo, aire pode significar algo fútil, sem valor ou uma coisa vã. Esse significado nunca se aplicaria ao seu registro na rede consular que conversaremos por aqui, visto que ele é completamente indispensável aos cidadãos italianos que vivem fora da Itália. AIRE significa Anagrafe para os Italianos Residentes no Exterior, e tem por definição a necessidade de estar sempre atualizado! Ainda que vastamente conhecido e requisitado, o AIRE causa algumas dúvidas entre os brasileiros que possuem dupla cidadania, assim como, por possuir uma latente exigência de atualização, gera ainda mais questões. E é para isso que escrevemos esse texto: para sanar todas as suas dúvidas! Vê só!

NUNCA MOREI NO EXTERIOR, PARA QUE PRECISO DO AIRE?

Essa é uma dúvida bem comum entre todos que falam conosco. Veja bem, o AIRE é um vínculo de comunicação entre você e o Estado Italiano. Para eles, você sempre viveu no exterior, visto que não está em solo italiano. Portanto, não somente você precisa do registro, como, ele é direcionado exatamente para pessoas como você! Os consulados italianos aqui do Brasil que são os responsáveis por intermediar a tanto a inscrição quanto a atualização do AIRE para com as Comunes italianas.

ACHO QUE NÃO POSSUO ESSE REGISTRO, PRECISO MESMO FAZÊ-LO?

Apenas uma ínfima parte da população está dispensada de realizar o cadastro, e a lista de situações é bem clara e restrita. Te explicamos essa lista logo abaixo:
  1. Cidadão italiano que decide morar fora do país por menos de um ano;
  2. Funcionário do governo italiano a serviço do estado em território estrangeiro;
  3. Soldados italianos a serviço do Estado nas instalações ou acampamentos da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte);
  4. Pessoas que estão temporariamente morando noutras cidades por conta de empregos temporários ou período limitado.
Caso você não preencha um desses perfis, o que é bem comum entre brasileiros, você deverá sim possuir um AIRE!

CASO NÃO O FAÇA, O QUE PERDEREI?

Bastante, podemos lhe afirmar. Como o governo italiano precisa dessas informações para estar ciente de tudo que acontece para com os cidadãos de sua nação, a técnica que é aplicada para obrigá-los a cadastrar-se e atualizar seus documentos é de cunho coercitivo. Essa coerção é praticada através da restrição na prática de alguns direitos, veja só:
  • Impossibilidade de solicitar e renovar passaportes, não podendo fazer viagens internacionais com o passaporte europeu, nem podendo apresentá-lo como um documento válido;
  • Impossibilidade de votar e ser votado, tal qual participar de plebiscitos e referendos italianos;
  • Impossibilidade de solicitar e renovar documentos de identidade, seguro-saúde, vistos e afins;
  • Impossibilidade de emitir ou renovar Carteira de Habilitação da União Europeia;
  • Impossibilidade de utilizar o seguro saúde, sendo ele cancelado.

E A ATUALIZAÇÃO DO AIRE. DIZ RESPEITO A QUE?

Num geral, diz respeito ao endereço, ao estado civil e à quantidade de filhos. Manter o seu endereço atualizado é extremamente necessário por conta das correspondências que lhe são enviadas pelo consulado. Algumas, precisam de resposta e é importante que você esteja lá para recebê-las! Quanto ao Estado Civil e aos filhos, costumam conversar com a concessão de direitos. Ao registrar um casamento, seu cônjuge passa a poder pleitear o direito da Naturalização por Matrimônio, quando atingidos os requisitos necessários. Já no que diz respeito aos seus filhos, quando cadastrados antes de completar os 18 anos, passam a ter sua cidadania declarada instantaneamente, sem passar pelo moroso processo de reconhecimento do consulado. Apenas benefícios em manter seu AIRE atualizado, certo? Deixar seu registro em dia também evita empecilhos na hora de renovar seu passaporte com urgência. Sabemos que, por vezes, perdemos a noção da data de validade de nossos passaportes, e por isso, deixamos para renová-los de última hora, mas, ao possuir um AIRE desatualizado, essa renovação pode ser facilmente resistida pelo consulado, gerando alguns prejuízos à você.

QUAL A SAÍDA PARA ISSO?

Manter o seu Cadastro Consular (seu AIRE) devidamente atualizado é a única obrigação burocrática que você italiano residente no Brasil deve prestar ao governo da Itália. Portanto, que tal evitar problemas estando sempre em dia com suas obrigações? Se não tiver muito tempo para efetuar todos os passos burocráticos, não se preocupe, nós da Prenota4u estamos aqui para te ajudar a fazer tudo, lado a lado com você, evitando que passe por qualquer problema facilmente evitável! Nós oferecemos uma infinidade de serviços relacionados ao AIRE, indo desde a verificação de sua situação junto ao consulado quanto a atualização do mesmo! Se lhe restou alguma dúvida a respeito do AIRE e seus requisitos, documentos necessários, ou mesmo quanto aos valores de nossos serviços, não se acanhe: fale conosco no [email protected]. Estamos aguardando seu e-mail desde já! Nos falamos em breve.