A mãozinha fechada, em formato de concha, é muito utilizada na Itália e pelos descendentes de italianos. Por ser um símbolo bem conhecido e disseminado no mundo, quer seja pela cultura italiana que se espalhou pelo globo, ou pelos filmes feitos na Itália – essa mãozinha se tornou um emoji.

Hoje, os emojis são parte de nossa comunicação. Eles entraram pouco a pouco, de uma forma tímida, mas acabaram se tornando indispensáveis para a nossa comunicação efetiva. Por isso, a Unicode Consortium, o grupo que faz a padronização das letras, símbolos e emojis dos sistemas operacionais, anunciou a entrada de novos símbolos – dentre eles, a mãozinha italiana.

Essa atualização virá somada a outras 61 outras figurinhas. Esse gesto é normalmente usado para demonstrar a insatisfação, incompreensão ou indignação pelos italianos e por nós, que somos descendentes e acabamos pegando esse símbolo de nossos ancestrais.

O SIMBOLISMO DO GESTO COM AS MÃOS

Na Itália, como bem foi aclarado no filme “Comer, Rezar e Amar”, as pessoas não falam apenas com a boca, mas com os gestos das mãos. Hoje, esses gestos são quase que universais. Do dedo do meio ereto, usado para ofender as pessoas, ao balançar das mãos para dar tchau – tudo isso veio da Itália.

Essa característica do povo italiano hoje é bem marcante e estereotipada, mas sem sombra de dúvidas, foram os nossos ancestrais italianos que disseminaram a característica de se comunicar com as mãos, ensinando isso para pessoas de outras diversas nacionalidades.

É muito por conta disso que os italianos são vistos como mais extrovertidos, comunicativos, e elétricos, dispostos. Aqui em nosso blog já falamos uma vez a respeito desse costume italiano de se comunicar com as mãos, e você pode conferir esse artigo clicando aqui.

A CULTURA ITALIANA QUE SE MOSTRA EM VÁRIOS PONTOS

Os italianos estão em diversos países, isso é inegável. Quer sejam italianos natos que se mudaram da Itália por questões de emprego ou família, ou mesmo os descendentes de colonizadores. De toda sorte, a cultura italiana é mundial. Está na pizza, no cappuccino, na lasagna, no gelatto, e agora, na palma das mãos de todo mundo, com os emojis.

Se você é descendente de italianos, como você faz no seu dia a dia para se sentir mais próximo de suas raízes? Fazendo um curso de italiano? Cozinhando aquele prato clássico para o almoço ou jantar? Conta pra gente aqui nos comentários!

Pra gente aqui da Prenota4u, nos aproximamos de diversas formas. Trabalhando todos os dias com descendentes de italianos, marcando dias de pizza aqui no escritório, e estudando ao máximo toda a história e cultura italiana, e assim por diante.

Por isso sempre dizemos – se você está a procura de uma empresa para te ajudar nos lidares burocráticos perante o consulado italiano – a Prenota4u é a sua melhor escolha. Manda um e-mail pra gente no [email protected], conta pra gente um pouco mais de sua história e do que você precisa, e de certo poderemos te ajudar!

Esperamos a sua mensagem desde já, ok? Um grandíssimo abraço e até mais :P