Já falamos aqui no blog sobre como a cultura do café é bem forte na Itália, certo? É exatamente por prezar tanto pelo café clássico, como descrevemos lá naquele post, que os italianos resistem ao Starbucks. Mas, a multinacional está investindo forte para conquistar os italianos.

A estação de torra de café que fica em Milão, e foi inaugurada há dois anos, é uma das únicas 5 em todo o mundo, e foi eleita a mais bonita estação da Starbucks. Ficando na Piazza Cordusio, alguns minutos de distância do Duomo de Milão, a Starbucks desembolsou uma pequena fortuna para ficar nesse requisitado local.

Por conta da torra, o cheiro de café fresco toma conta das ruas de Milão, e os grãos vão direto para a cafeteria. O café aqui é o mais fresco que poderia existir – uma das artimanhas usadas pela empresa para conquistar os clientes exigentes que temos aqui na Itália.

AS DELÍCIAS ITALIANAS FEITAS PELO STARBUCKS

Para conquistar ainda mais os italianos, o Starbucks investiu também nos pratos típicos da gastronomia local. Dentre eles, pizzas, focaccias, tiramisús e assim por diante. A locação do prédio é outro ponto chave: fica em um antigo palácio histórico de Milão, o Palazzo broggi, que era responsável pelo correio italiano e pela troca de moedas na cidade.

Visitar esse Starbucks é quase como visitar um verdadeiro parque de diversões. É possível sentar a alguns centímetros da máquina de torra. Tomar um afogatto em um ambiente como estes é realmente uma experiência única, e que de certo, merece um espaço em seu roteiro de viagem para Milão.

O investimento de risco, até então, não tem resultados muito conclusivos. Como Milão é uma cidade bem turística, grande parte dos que frequentam esse café, são realmente estrangeiros, e não italianos.

Afinal de contas, falar com os italianos sobre “café industrializado”, é pedir para uma briga. Já que os italianos natos não compreendem e não confiam nas grandes marcas ou cadeias de cafés americanas.

UMA VERDADEIRA CATEDRAL DE LOUVOR AO CAFÉ

Quer essa movimentação estratégica do Starbucks dê certo ou não, os arquitetos italianos já consideram esse investimento um grande marco. Afinal de contas, essa macrocafeteria chama muita atenção de todos os que por ela passam.

Mas, não vá pensando que tudo são flores. A cadeia de tem por pretensão abrir cerca de 300 filiais espalhadas pela Itália nos próximos anos, e essa notícia não foi recebida nada bem pelos italianos que comemoram o título de “Povo Amante de Café Clássico”.

Um outro ponto que a Starbucks tem sofrido é o preço: os cafés da franquia custam 2 vezes mais que as xícaras das cafeterias locais, o que tem atrapalhado bastante as vendas, já que além de romper com os preconceitos, a marca ainda terá de concorrer com pequenos produtores bem baratos.

SERÁ QUE O POVO ITALIANO MUDARÁ SEU PERFIL?

Sabemos bem do sangue quente que o povo italiano tem, e como a cultura do país é bem forte. Nós aqui da Prenota4u, sinceramente, pensamos que essa deva ser uma guerra perdida para o Starbucks. Mas, há quem acredite que a empresa cairá no deleite dos Millenials italianos, já que essa geração mais jovem sente uma grande atração pela cultura norte americana.

O que você acha que acontecerá com o futuro do café na Itália? Comenta com a gente logo abaixo e deixa a gente ciente do que você pensa.

E claro, não deixe de falar conosco caso esteja precisando de ajuda com questões burocráticas perante o consulado italiano. Os nossos especialistas estão esperando o seu e-mail no [email protected], para que você explique sua necessidade e nós possamos te prestar nossa assessoria.

Um grande abraço e até mais!