Sendo um termo que une o fascismo italiano, desenvolvido pela doutrina totalitária de Mussolini, e o nazismo alemão, regime aplicado por Adolf Hitler, o Nazifascismo assolou a Itália, ainda que a passos pequenos, desde meados de 1920. Nesse ano de 2019, a Itália relembra esse tempo sombrio e comemora 74 anos da libertação do mesmo.

Ainda que vejamos a Itália muito pelas suas belezas, seu povo também tem uma história de muito sofrimento. É exatamente por isso que os italianos no dia 25 de Abril, comemoraram a Resistência sobre o Nazifascismo. Tudo foi celebrado com muitas festas que ocuparam as ruas no que eles chamam “Dia da Liberdade”.

Essa data representa o momento em que as forças democráticas derrotaram o nazifascismo, depois de muitas manifestações. A maior dela, tendo acontecido na praça principal de Milão, cidade essa que já contava com os ocupantes alemães batidos pelos aliados e pela Resistência.

O DIA DA LIBERDADE ITALIANA

Celebrar o 25 de Abril significa celebrar o retorno à liberdade e à Democracia, depois de 20 longos anos de ditadura, privação de liberdades fundamentais, opressão e perseguição.

“Muitos italianos, mulheres e homens, jovens e idosos, militares e estudantes, de várias origens sociais, culturais, religiosas e políticas, desenvolveram a consciência de que a redenção nacional passaria por uma firme e feroz revolta, acima de tudo moral, contra o nazifascismo”, disse Mattarella, líder italiano.

Nesse período sombrio, não se podia ter um pensamento autônomo, os habitantes eram obrigados a tão somente acreditar nos slogans do regime. É por isso que a Itália hoje celebra a individualidade, depositando flores no Altar da Pátria e festejando não somente no dia 25 de Abril, mas todos os dias.

SABIA QUE O BRASIL TEM UM DEDINHO NESSA REVOLUÇÃO?

De todos os países da América do Sul, o Brasil foi o único a participar com força militar na luta contra o Nazifascismo. Através da FEB (Força Expedicionária Brasileira), o Brasil ajudou a Itália a vencer nos campos de batalha contra as tropas alemãs, libertando várias cidades, como Castelnuovo, Camaiore, Fornovo di Taro e Montese.

Essa batalhas culminaram na vitória e na rendição alemã aos batalhantes italianos e brasileiros.

Hoje, o Brasil e a Itália continuam com fortes parcerias estratégicas nos mais diversos campos. Esse mês de Abril mesmo os dois países resolveram ratificar a parceria firmada em 2007, aprimorando-a.

O citado vínculo procura elevar o patamar das relações bilaterais, aprofundando a parceria em mais de 16 áreas chave, que vão desde a matéria espacial, de defesa, economia, comércio, indústria, finanças, energia, cultura e educação.

BRASIL E ITÁLIA: PARCEIROS DE LONGA DATA

Quer seja no passado, nos tempos presente e futuro, o Brasil e a Itália caminharam, caminham e caminharão juntos como bons parceiros nos mais diversos âmbitos. Se você, como diversos brasileiros, é descendente de um italiano, você é o resultado dessa ligação. A ponte que liga os dois países.

Ser um Oriundi, possuindo cidadania Brasileira e Italiana, é um privilégio e tanto, assim como dá acesso a uma série de direitos, como por exemplo, o de viver tanto no Brasil quanto em qualquer país da União Europeia como um cidadão nativo.

Lembre-se que, para gozar de todos os direitos que essa condição lhe permite, você deve estar sempre em dia com sua comune na Itália, informando a respeito de todas as mudanças que inferem em seu registro civil, como casamentos, nascimento de novos filhos e afins.

Conte com a Prenota4u para te ajudar quando o assunto for algum desses lidares burocráticos! Nossa equipe de profissionais especializados está aqui esperando o seu contato, podendo te ajudar nos mais diversos serviços frente aos Consulados Italianos e entes do poder administrativo italiano.

Fale conosco no [email protected] e faça um orçamento sem compromisso :P

Nos falamos em breve! :D