A COMUNIDADE ITALIANA DE SANTA CATARINA

A COMUNIDADE ITALIANA DE SANTA CATARINA

Quer seja através da culinária, da arquitetura ou dos costumes. Quem já visitou Santa Catarina já percebeu que a cidade exala cultura italiana! Os primeiros imigrantes italianos que chegaram ao Brasil foram direto para lá, fundando a colônia de Nova Itália, que hoje é São João Batista. Saiba mais sobre essa história!

Com 122 pessoas, parte de 30 famílias, Nova Itália começou pequena mas sua semente foi capaz de enraizar-se em toda a cultura catarinense. Os primeiros imigrantes italianos eram da Sardenha, uma ilha do mar mediterrâneo e conhecida por suas praias maravilhosas. Outros vieram da região de Trentino.

De 1875 em diante esses imigrantes foram aumentando cada vez mais em número, criando-se várias outras colônias italianas na região de Santa Catarina, como em Rio dos Cedros, Ascurra, Apiúna, Rodeio e outras. Esse fluxo de entrada de imigrantes só foi parar em 1895, por conta da Guerra Civil que acometeu o Brasil (a Revolução Federalista).

SANTA CATARINA: O RECANTO DOS ITALIANOS!

Fonte: Flash Curitiba

Acha que em 1895 o número de colonos italianos parou de crescer em Santa Catarina? Não não. O solo era tão promissor e atraente para esse povo que, até os italianos que já haviam se fixado em solos gaúchos, migraram para o estado de Santa Catarina!

Hoje, são mais de 3 milhões de italianos e descendentes, sendo estes quase metade da população catarinense! Incrível, né? É por essas e outras que a cultura se vê muito bem preservada, tanto na culinária quanto na linguagem, nas roupas e nas ruas.

Os descendentes se espalharam por toda a região pelos anos de 1900, iniciando o cultivo de fumo, milho, arroz e uva, esta última que veio a gerar a produção de vinho em anos porvir.

FESTA DO VINHO

Se quer conhecer a cultura italiana de Santa Catarina, não deixe de visitar Urussanga na Festa do Vinho. Realizada pela prefeitura local, a Festa do Vinho costuma promover a reunião de tudo que um bom italiano gosta: gastronomia, boa música e muito vinho!

Sergio Maccari, presidente da festa, promete sempre que o evento realizado no Parque Municipal Ado Cassetari Vieira reunirá todo o melhor da cultura italiana para seus visitantes!

Lembre-se que a festa acontece apenas nos anos pares e no mês de agosto, propondo shows locais e nacionais, degustação de vinhos, desfiles e coroação das princesas e da rainha da Festa do Vinho!

FESTITÁLIA

Outra manifestação cultural italiana em Santa Catarina é a Festitália, que é simplesmente a maior festa italiana de todas. Reunindo a gastronomia típica do país lá no Parque Vila Germânica, a Festitália costuma reunir cerca de 5 mil pessoas por dia.

O motivo para tantas pessoas irem? As atrações incomparáveis! Existem vários cantores, bandas e chefs vindos diretamente da Itália. Um exemplo da última edição foi a cantora internacional Patrizia Laquidara e o Grupo Amacord, vindos diretamente de Bolonha!

A festa dura 10 dias e é capaz de despertar o italiano de dentro dos descendentes e não descendentes!

FAZ PARTE DOS DESCENDENTES?

Além de visitar Urussanga para conhecer um pouco de suas raízes, ou mesmo a Festitália para comer uma típica massa italiana, que tal procurar também ter sua cidadania reconhecida? Caso já tenha cidadania, não deixe de tirar seu passaporte conosco! Estamos com nossa equipe a postos para te ajudar nesse ponto burocrático necessário.

Fala com a gente no [email protected] que estaremos dispostos a te ajudar! (:


Recommended Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *